Jean-Claude Van Damme foi um galã dos anos 80, mas há uma razão pela qual você quase não o vê mais

No passado, Jean-Claude Van Damme foi uma das estrelas de cinema mais populares de Hollywood. Parecia que ele estava em todos os filmes de ação e artes marciais dos anos 1980 e 1990. Lembra de Kickboxer - O Desafio do Dragão, Timecop - O Guardião do Tempo e Street Fighter - A Batalha Final? Mas agora a fonte de trabalhos parece ter secado - e os "músculos de Bruxelas" não são manchete de um filme americano há anos. Aqui está o porquê.

Sim, não se engane: Van Damme foi um dos maiores nomes de sua época. Ele até fez uma participação especial em Friends - como ele mesmo. E no episódio, Monica e Rachel brigam para ver quem vai sair com o astro do cinema, tendo em vista o quanto ele era desejado na época. No entanto, Van Damme está agora com 58 anos, e seus dias de arrasar corações parecem ter ficado bem para trás.

Isso é particularmente notável, já que muitos atores que também começaram como estrelas de ação atraentes continuaram a ter sucesso à medida que envelheciam. Pense em Sylvester Stallone ou Arnold Schwarzenegger, por exemplo. Van Damme, por outro lado, aparentemente não teve a mesma sorte. Na verdade, ele está preso há anos fazendo filmes de lançamento limitado ou direto para DVD. Então, o que deu errado?

Bem, Van Damme foi na verdade um artista marcial desde muito jovem. Aos dez anos, por exemplo, ele começou a aprender caratê Shōtōkan e aos 18 alcançou a faixa preta no esporte. Van Damme também teve aulas de balé, que podem ser consideradas inestimáveis para um lutador. “Se você pode sobreviver a um treino de balé, você pode sobreviver a um treino em qualquer outro esporte”, disse a estrela ao Chicago Sun-Times em 1989.

Então, chegou 1982, e o artista marcial e ex-“Mr. Bélgica” foi para Hollywood com a esperança de se destacar no mundo da atuação. E as coisas correram bem. Van Damme, na verdade, fez amizade com outro artista marcial - ninguém menos do que Chuck Norris - e foi empregado como segurança no bar de Norris. Ele também conseguiu se juntar à equipe de dublês do astro do cinema.