Esse é o porquê de John Wayne nunca ter servido na Segunda Guerra Mundial

John Wayne já foi visto como um homem americano de excelência. Isso graças à personalidade robusta e durona que o ícone cultural adotou dentro e fora da tela. Sim, Wayne fez seu nome interpretando os heróis de faroestes e filmes de guerra. Mas mesmo no apogeu de Wayne, uma questão ficou em voga: por que o ator não serviu na Segunda Guerra Mundial? E a resposta pode ser uma surpresa.

Esse fato se torna ainda mais chocante se considerarmos que a falta de serviço militar de Wayne pode ter tido um efeito real em sua carreira. Na década de 1940, os homens que eram considerados "esguios do recrutamento" podiam esperar que seus colegas os desprezassem. E Wayne estava realmente cercado por pessoas que se alistaram e fizeram sua parte no esforço da guerra - Clark Gable, Henry Fonda e Jimmy Stewart entre eles. Mas o ator era realmente um “esguio”?

Talvez ele quisesse servir, mas não foi capaz? Ou talvez ele gostasse tanto do estilo de vida de Hollywood que deixá-lo e entrar para a vida de militar era virtualmente impensável? Talvez fosse alguma combinação de todas essas coisas? Como acontece com muitas coisas em torno de Wayne, o verdadeiro motivo para ele não servir é um tanto quanto controverso.

Pode-se até argumentar que a própria personalidade pública de Wayne foi cuidadosamente construída. Como os fãs sabem, o ator não cresceu com o nome pelo qual se tornou famoso. Em vez disso, ele era originalmente conhecido como Marion Mitchell Morrison. O apelido de “Duke” foi dado a ele em homenagem a um cachorro de infância.

E o jovem Marion recebeu o nome de seu avô, que, curiosamente, era um veterano da Guerra Civil Americana. Este primeiro Marion Mitchell Morrison alistou-se no Exército da União quando ainda era um adolescente. Mais tarde, ele sofreu vários ferimentos em combate, aparentemente apenas tendo sobrevivido à Batalha de Pine Bluff em 1863 ao se fingir de morto.